Movendo e Salvando Aplicativos no Cartão de Memória

Sua memória Interna "encheu"? Que abrir espaço? Vamos resolver isso

Muitas pessoas tem duvidas sobre os procedimentos para salvar aplicativos ou movê-los para o cartão de memoria.

Duvidas como:
Posso salvar ou mover os aplicativos para memoria externa mesmo com minha ROM Original?
Porque mesmo movendo aplicativos minha memoria interna continua pouca?
Dá pra mover aplicativos sem particionar o cartão de memoria?
Por que não consigo mover alguns aplicativos?

Bom, esse tutorial visa sanar algumas dessas duvidas.

Os aparelhos que trabalham com sistema Android, em geral, possuem grande espaço para armazenamento interno. Porém, essa nova "safra" de smartphones que está invadindo o mercado, por motivos óbvios, trabalha pensando somente na expansão da memoria externa e acabaram não se importando muito com o fato de que grande parte dos aplicativos, por motivos de funcionamento, precisam deixar armazenada pelo menos parte de seus arquivos na memoria interna do aparelho. Ou seja, sobrou pra nós "descascarmos esse abacaxi".
Já posso adiantar que, para mover a maioria dos aplicativos para a memoria externa você precisará de Acesso Root.

A melhor maneira de mover os aplicativos e abrir espaço na memoria interna é realmente particionando o cartão, para que o sistema reconheça a partição como uma extensão da memoria interna. Existem várias maneiras de particionar o cartão de memória, se você não sabe como fazer, veja ESSE TUTORIAL.

Antes de iniciar, devemos baixar os programas que usaremos:

Move2sd enabler
Link2sd
Titanium Backup

O aplicativo move2sd enabler é opcional, caso não queira pode usar apenas o link2sd e o Titanium Backup

Em configurações, abra a guia aplicativos > desenvolvimento > e marque a caixa depuração USB (toda a vez que reiniciar o aparelho até terminar o processo).

1° - Instale o programa link2sd, ele perguntará qual a sua partição do cartão de memória, selecione (ext2, ext3 ou ext4), conceda a permissão de super-user quando ela for solicitada e o aplicativo solicitará que voce reinicie o aparelho, faça isso. Caso você possua uma Firmware com kernel original e o link2sd não esteja reconhecendo a partição que você criou, leia as observações no final desse tutorial.

2° - Após reiniciado o P500, abra novamente o link2sd e aperte o botão menu > settings > e marque a opção "autolink".

3° - Feche o link2sd sem mover nada ainda e abra o Titanium Backup. Faça o Backup dos aplicativos de usuário. Se você não sabe usar o Titanium Backup, dê uma olhada NESSE TUTORIAL antes de prosseguir.

4° - Desinstale todos os seus aplicativos de usuário (ou pelo menos os que voce deseja mover). Isso pode ser feito manualmente "um a um" ou através da operação em lote do Titanium Backup.

5° - Restaure os aplicativos através do Titanium Backup e note que o link2sd estará movendo (linkando) seus arquivos cache para o cartão de memoria. Uma notificação na barra do P500 irá aparecer cada vez que um aplicativo for instalado, porém alguns não serão movidos e apresentarão uma mensagem de falha, mas isso é normal. Aguarde o final do processo


6° - Abra o link2sd e verifique se existe algum aplicativo que ele não "linkou" nem moveu para o cartão de memoria, geralmente eles não estão marcados (em vermelho) como "linked to sd" ou "on sd". Caso encontre algum sem essas marcações, apenas abra o move2sd enabler e o faça através dele ou do próprio Titanium Backup como a seguir:

7° Movendo os arquivos que o Link2sd não linkou ou moveu.

Através do Titanium Backup:

Abra o Titanium, aperte Menu > Lote > Mover/Integrar > desmarque todos > selecione apenas os aplicativos que não constarem no link2sd como "linked 2 sd" ou "on sd" > execute a operação em lote.

Através do Move2Sd enabler
1 - Instale o Move2Sd enabler, abra-o, conceda-lhe a permissão de super-user. Ele vai avisar que é necessário ativar a depuração USB antes de usar, se ela já estiver ativa, apenas marque a caixa "i've read it" e prossiga. Ele perguntar qual o local padrão para instalação de aplicativos, selecione "external". Depois disso ele vai perguntar se voce já quer mover os aplicativos para a memória exetrna, clique em Ok.
Ele deve sugerir o endereço do gerenciador de aplicações. Depois disso, nas proximas vezes, nem precisa abrir mais o move2sd vá direto para o passo seguinte...


2- Abra o gerenciador de aplicações do Android (menu > configurações > aplicações > gerenciar aplicações) e mova os aplicativos que o Link2sd não "linkou" ou moveu.

Observações:
1° - Se você possue uma Firmware com kernel Original, tanto Gingerbread quanto Froyo e o link2sd não esteja reconhecendo a partição que você criou (geralmente não reconhece a partição ext 4), faça o seguinte procedimento:

Tente recriar a partição sem fazer o "convert to ext 3" e o "convert to ext4" para manter a partição ext2. Após isso, no proprio menu da partição do Recovery em "partition sdcard" selecione "Repair Sd:ext" e confirme.

Abra o gerenciador de aplicativos do P500 (menu > aplicativos > gerenciar aplicações) e apague os dados do link2sd para que ele fique como se tivesse acabado de ser instalado. Repita o processo de escolha da partição apenas selecionando a partição ext2 e depois reiniciando.


2° - Não mova o proprio "Move2sd enabler", o proprio "link2sd" ou o Titanium Backup para a memoria externa.

3° - Nenhum widget de aplicativos que foram movidos vai funcionar mais enquanto ele estiver na memoria externa.

4° - Esse processo funciona normalmente para quem tem Rom Original, desde que tenha cartão particionado e Root.

5° - Em alguns casos, principalmente com usuários da Gingerbread 2.3.3, pode ocorrer uma queda acentuada na velocidade de transferencia de dados do cartão de memória para o PC e vice-versa após a partição do cartão. Geralmente isso é problema com a kernel original da LG e pode ser resolvido trocando-se por uma modificada. Isso não é regra, como foi dito, só ocorre em alguns casos.

6° - Após os procedimentos acima, abrindo o gerenciador de aplicativos do Android, voce pode notar que alguns aplicativos continuam marcados como se estivessem na memória interna. Não se preocupe com isso, apenas verifique se ele foi "linkado" na lista de aplicativos do "link2sd". Caso ele esteja marcado com "linked to sd" ou "on sd" ele já está na externa e movê-lo novamente através do Android não vai aumentar o seu espaço na memória interna. Isso ocorre porque o sistema trata a partição do cartão de memória "montada" pelo link2sd como uma extensão da memória interna, e não como um cartão de memória.

118 comentários:

  1. Parabéns pelo otimo trabalho. Aprendi fazer varias coisas agora no cel.

    ResponderExcluir
  2. Muito Obrigado... conseguir liberar bastante espaço em meu celular!
    Mas quais os programas que posso deletar depois de todo esse processo?
    obg

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  4. Ola como eu faço pra conseguir limpar o maximo da memoria interna , ja transferi tudo pra partição mais so tem 90 mb livres de espaço interno.
    me ajude por favor

    ResponderExcluir
  5. Boa noite,
    estou com uma dúvida. Instalei a 2.3.3 que você postou e na sequencia instalei a Rom modificado que estava postada aqui no blog (ela foi retirada mesmo?) que tinha o root e o app2sd instalados.
    Mesmo com essa Rom modificada é esse tutorial de usar o link2sd e o move2sd enabler que tenho que seguir? E qual a diferença do link2sd para o move2sd enabler?
    Desculpe pelas perguntas ignorantes mas não sei muita coisa no android!
    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  6. Como eu faço para desfazer essa partição no cartão sd. Eu acabei errando e comprometi 1GB de meu cartão de 8GB. Por favor... me ajude.

    ResponderExcluir
  7. Após abrir o link2sd, excolher ext4 e aprovar o root, dá essa mensagem de erro:

    Mount script error

    Mount script cannot be created.
    mount: No such device

    ResponderExcluir
  8. Anonimo

    Qual Firmware (ou Custom Rom) voce usa? Qual partição voce criou no seu cartão de memória?
    A Gingerbread e a Froyo com kernels originais não reconhecem ext4, em alguns casos, não reconhecem sequer ext3.

    ResponderExcluir
  9. Olá Alexandre. Muito bom o seu blog. É uma grande ajuda!

    Segui os tutoriais todos, atualizei para o gignerbread, root, instalei a custom recovery e particionei pelo custom recovery.

    Resetei o aparelho todo, repeti o processo de criar a partição, mas sempre aparece a mesma mensagem.

    Outra coisa estranha é que o app Move2sd enabler consta no market como não compativel com o meu aparelho...

    ResponderExcluir
  10. Anonimo

    O Move2sd enabler não é compatível com alguns aparelhos com sistema Android mas é plenamente compativel com o P500, tanto na Froyo quanto na Gingerbread. Estranho esse problema com o Market.

    Quanto a partição, A Gingerbread com kernel original não reconhece a partição ext4. Tente recriar a partição sem fazer o "convert to ext 3" e o "convert to ext4" para manter a partição ext2. Após isso, no proprio menu da partição do Recovery em "partition sdcard" selecione "Repair Sd:ext" e confirme.

    Abra o gerenciador de aplicativos do P500 (menu > aplicativos > gerenciar aplicações) e apague os dados do link2sd para que ele fique como se tivesse acabado de ser instalado e repita o processo apenas selecionando a partição ext2 e depois reiniciando.

    Deve funcionar. Abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Só uma coisa, VALEW Alexandre Unruh! refiz a partição e está "linkando" tudo aqui heheh, se surgir alguma dúvida, eu grito aqui hehe.
      Obrigado cara =]

      Excluir
  11. Olá Alexandre
    Eu tentei o seguinte: Particionei o sd usando um pc e criei a partição como ext3. O link2sd reconheceu e configurou.

    Mas quando comecei a instalar os apps, vi que a memoria continuava do mesmo tamanho, entao perdi a paciencia e desfiz tudo. Eu costumo usar o app2sd para jogar programas p/ o cartao.

    Tentei esses passos que voce disse e estou no mesmo ponto novamente. Então vou começar a instalar os apps e joga-los pro sd com o app2sd já que o move2sd não quer instalar.
    Então é normal que o volume da memoria nao apareça como maior?
    Obrigado pela força!

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Olá Alexandre, tentei realizar o procedimento em meu P500 com android 2.3.3 porém tive o mesmo problema do nosso amigo acima. O app Move2sd enabler consta no market como não compativel com o meu aparelho...

    saberia dizer se tem outra forma de fazer o procedimento?

    abraço

    ResponderExcluir
  14. Fabiano

    Estranho, aqui o move2sd enabler instala normalmente na Gingerbread 2.3.3

    Em geral o link2sd já resolve o caso, são poucos os arquivos que ele não move para o cartão de memória, caso fique alguns (veja na lista do proprio 2sd quais não foram linkados, e não na lista do Android) você tambem pode movê-los através do aplicativo "Titanium Backup".

    Sbra o Titanium, aperte "menu", toque em "lote" > mover/integrar > mover apps de usuário > escolha o aplicativo que não consta na lista do link2sd como "linked to sd" ou "on sd" e mova-o.

    ResponderExcluir
  15. Tem como vc colocar o apk do move2sd enabler em algum servidor pra gente baixar?

    ResponderExcluir
  16. Fabiano

    Já tem vários no 4shared, apenas digite o nome na busca. Tenta esse aqui:

    http://www.4shared.com/file/DnI91mzh/Move2SD_Enabler.htm

    Mas se for incompativel vai dar erro na instalação.

    ResponderExcluir
  17. Olá amigo, deu tudo nos conformes! Ótimo post, só estou tendo problemas com o titanium, eu tinha um beckup do froyo e hoje uso o Girgerbread , e já consegui fazer o restaure antes com o Gigerbread, só que agora depois de ter particionado o SD o restaure não sai do 0% alguma dica ?

    ResponderExcluir
  18. Como faz pra reverter o processo??? Fiz isso no meu cartão de 8gb e acho q perdi tudo... se puser me ajudar eu agradeço.

    ResponderExcluir
  19. herbertyaracnideo

    Tente as seguintes alternativas:

    Reinicie o P500 e logo na sequencia tente o Restore ou

    Abra o gerenciador de aplicativos do android, encontre o Titanium e toque em "apagar dados", depois em "forçar paragem" (fechamento). Abra novamente o aplicativo e tente o restore.

    ResponderExcluir
  20. Anonimo

    Reverter o quê?

    Se quiser começar do zero, apenas conecte o P500 ao PC pelo cabo USB e formate o cartão de memória pelo Windows.

    Em configurações, toque em Aplicativos > gerenciar aplicativos > desisntale o link2sd, o move2sd enabler e o Titanium Backup.

    Eu não entendi bem o que você perguntou

    ResponderExcluir
  21. como faz pra desfazer a partição? tipo eu tinha 4 gigas, particionei, mas quero os 4 de volta, desfazer a partição... como faço pra unir elas dinovo?

    ResponderExcluir
  22. Olá Alexandre Unruh, consegui fazer com sucesso o procedimento de particionar o cartão de memória, mas infelizmente meu cartão ficou muito lento quando estava copiando os arquivos do backup novamnte pelo PC.

    Saberia dizer o que posso ter feito errado? segue abaixo os passos que segui...

    1. instalei os aplicativos sugeridos.
    2. segui o tutorial de particionamento
    3. tentei copiar, pelo PC, os arquivos de volta para o cartão, mas não tive sucesso pois estava muito lento.

    ResponderExcluir
  23. Fabiano

    Pois é, parece que a kernel da Gingerbread 2.3.3 tem problemas com cartões particionados (varia de acordo com a marca e a classe do cartão) e tem esse problema da lentidão. No meu caso, resolvi trocando a Kernel, instalei a Paolo_M70 que resolveu na hora. O inconveniente é que essas kernels ainda estão em desenvolvimento: essas são as primeiras versões disponibilizadas para 2.3.3 e apresentam um sensivel consumo maior de bateria comparando com a kernel original.

    Como eu não posso ficar sem partição do cartão, tive que instalar, mas tambem não é nada muito assustador, aqui o rendimento da bateria é até razoável. Existe tambem a franco.kernel V1 que tem um rendimento melhor. Você pode testar pra ver se gosta, mas faça um Nand Backup (pelo Custom recovery) antes, caso não goste é só restaurar e a kernel original volta.

    ResponderExcluir
  24. Obrigado Alexandre. Vlw pela dica e por lembrar o backup.

    ResponderExcluir
  25. Cara, acho que fiz tudo certo, porém só fiquei com 78 mb livres na memória interna. Quantos mb tu conseguiu liberar? Mais uma dúvida, eu posso mandar pro SD os aplicativos "do sistema", quem já vem com o p500, como o NDrive, Mapas, Car Home, etc? Ou só posso mover os aplicativos do usuário? valeu!

    ResponderExcluir
  26. Alexandre, parabéns pela iniciativa do Blog... salvou muitas vidas, kkkk.

    Usei o Link2Sd e passei os apps de usuário para o SD... verifiquei e tudo foi linkado. Mas no Titanium tem a seguinte informação:

    Memória ROM: 199mb (2,87mb livres)
    Interno: 209mb (98,10mb livres)

    Que memória ROM é essa que tah lotada? E esse "Interno" o que é? ESpero que possa me ajudar!

    ResponderExcluir
  27. Fiz isso, deixei 1gb do cartão de memória e ainda ta dando memória insuficiente. Alguns aplicativos realmente são movidos para o cartão, outros apenas linkados. Qnd isso ocorre, o aplicativo realmente é movido para o cartão? tenho atualmente 146 aps instalados mas com certeza nao chegam a 1gb deixado no cartão. O que pode ser? estou com 15MB apenas interna.

    ResponderExcluir
  28. Bom dia, sou leigo nesse assunto e gaostaria de criar mais espaço para salvar os aplicativos, só existe esta maneira que vc. descreve de aumentar a capacidade da memória ? tenho que particionar o cartão ? não entendo nada do que vc disse em seus tutoriais, posso seguilos, que dará certo ?
    Fernando

    ResponderExcluir
  29. Boa noite a todos,

    Despois de tanto ler e tentar não consegui fazer funcionar o link2sd, o meu aparelho Optimus black que está roteado e com a rom de fabrica 2.2.2 10b, o programa chega a linkar mas apos o reinicio do aparelho o aplicativo instalado some e a 2ª partição não é montada no restart, dando o sequinte erro durante a verificação do sdcard (Mount Warning). Não consegui de forma nenhuma....
    Ext4= não reconhecida
    Ext3= Mount Warning
    Ext2= Mount Warning
    Fat32= Mount Warning
    MicroSD 16GB classe 4,

    Se alguem puder me ajudar de alguma forma, será que tem como criar um script e colocar na inicializaçao do aparelho?
    Se sim como faço o script?
    Obrigado

    ResponderExcluir
  30. Alban

    Memoria ROM é a memoria utilizada pelo sistema operacional do seu aparelho é normal ter só (2,78 mb`s),

    Memoria interna é a memoria dos seus aplicativos, se vc tiver feito o processo correto, quando vc linkar os aplicativos espere um pouco, aí sim o celular vai reconhecer o novo tamanho da memoria interna.

    Optmus Black

    Eu uso este programa para particionar (minitool), quando vc usar ele, ele já vai te dizer qual a partição q o seu "SD" está.

    Siga este tutorial

    http://www.gsmfans.com.br/index.php?topic=155235.0

    Se ajudei agradeça.

    ResponderExcluir
  31. WOSUDI

    O seu problema é o seguinte, os aplicativos só vão pra partição qundo são "linkados", os q estão "on sd" não estão linkados.

    Vc tem q linkalos tambem.

    Processo:
    Link2sd > menu > multi-select > marque os q não estão linkados > depois de marcar > menu > actions > creat link > marque tudo > ok.

    Pronto só lazer estou com 128 megas livres.

    ResponderExcluir
  32. O link2SD misteriosamente parou de reconhecer a partição (ext2)e apresenta a seguinte mensagem:
    Mount script error
    Mount script cannot be created.
    mount: Invalid argument

    existe alguma solução? mesmo com esta mensagem posso utilizar por o titanium para mover os apps?
    Obs. Já reisntalei limpei os dados e o erro continua.

    ResponderExcluir
  33. Anonimo...

    vc já olhou a minha mensagem mais acima, dê uma olhada e siga o tutorial.

    quando vc abrir seu cartão com este programa(minitool) ele vai te dizer qual partição seu (sd) esta. Aí vc pode encontrar o problema.

    ResponderExcluir
  34. boa tarde

    fiz todos os procedimentos, porém o meu espaço disponível no armazento interno continua acusando 73,26 mb

    ResponderExcluir
  35. Rezek:

    Tem certeza q estão linkados?

    No link2sd, quando vc for linkar é pra aparecer a seguinte mensagem no app ( linked sd), se aparecer a mensagem (on sd), é pq não foi linkado direito.
    Outra coisa o seu smart demora um pouco para reconhecer seu novo tamanho interno.

    ResponderExcluir
  36. esse progama perdeu sua funcionalidade de da atualizacao do superuser . como resolve esse problema sei que tem um link falando com se faz , mas esse link nao esta abrindo muito ibrigado e parabens pelo seu blog e muito completo e tudo que fiz no optimus one foi gracas a ele abs .

    ResponderExcluir
  37. Douglas :

    Deixe o superuser dando permissão automatica.

    Procedimento=> Superuser> menu> preferencias> resposta automatica> permiti.

    Pronto já vai dar permissão automatica.

    Agora o q estava escrito naquele link q não abre era o seguinte, desatualizar o superuser, depois atulizar só os binarios. mas deixe tambem dando permissão automatica.

    ResponderExcluir
  38. Minha dúvida é se consigo mover os aplicativos que já instalados no LG, eu não entendi muito bem para que usar tantos programas, se posso ir no gerenciador de aplicativos e mover para o cartão sd, pensei que com esses programas daria para mover outras aplicações do sistema, mas não estou conseguindo, fora que esta tão lento que ninguém merece. Obg; Lourival.

    ResponderExcluir
  39. Lourival:

    É o seguinte, com esse procedimento vc consegui armazenar muito mais aplicativos e jogos.

    Por exemplo, eu tenho mais de 60 jogos, 200 aplicativos e ainda me resta 105 megas livres.

    ResponderExcluir
  40. Felipe estou tentando utilizar o titanium, para quem não entende muito ele é bem complicado, meu p500 com apenas 6 jogos instalados no cartão de 16gd, totalizou apenas 2gd e deu memória interna cheia(antes da partição), consegui particionar o cartão, agora vamos ver se consigo fazer esses procedimentos para melhorar o armazenamento. Grato, Lourival.

    ResponderExcluir
  41. Lourival:

    É o seguinte,
    primeiro instale o titanium backup,
    depois o link2sd, dê link auto.
    Só depois vc começa a colocar os aplicativos.

    Se der memoria cheia, vc vai no link2sd, linka os q ainda não foarm linkados, espera um pouco o seu smart reconhecer a nova memoria, depois começa de novo. Eu faço de 10 em 10.

    ResponderExcluir
  42. estou querendo trocar o cartão de memoria gostaria de saber se tem algum problema pois os programas que uso no lg p500h estão instalado nele? ivan

    ResponderExcluir
  43. Ivan:

    Aconselho vc, há fazer backup de seus aplicativos.
    Depois re-instalar tudo de novo.(cartão novo)

    Backup com o "titanium backup" é otimo, ele guarda até gravação de jogos, alarmes e o "launcher" q vc ultiliza fica com a sua configuração.

    link com aplicativos nessessarios

    => http://www.4shared.com/file/vnPe95Ar/Super_aplicativos.html

    ResponderExcluir
  44. Ivan:

    Pegue a pasta q o titanium backup irá criar no seu cartão de memoria.
    Pasta(titaniumbackup)

    No novo cartão deixe o instalador do titaium backup na raiz do cartão, pra vc instalar ele no novo cartão(caso não esteja instalado), depois abra ele e use a função restaurar.

    ResponderExcluir
  45. Ivan:

    leve apasta "titanium backup" para o novo cartão.

    ResponderExcluir
  46. Ola Felipe blz . cara vc poderia me dizer uma coisa , quando vou executar Titanium , ele da uma msg assim :Suas configuraçoes de sistema nao permitirao que voce restaure aplicativos , para corrigir , vá em "Applications" e marque a opçao "unknown Sources" só q ja procurei esse lugar nas configuraçoes e nao encontrei , vc poderia me ajudar com isso ??? muito obrigado

    ResponderExcluir
  47. Andro:

    Menu => configurações => Aplicações(aplicativos)=> fontes desconhecidas.

    ResponderExcluir
  48. Vlw Felipre :
    mas acho q fiz algo de errado
    só foram os apps que baixei e baixo para o cartao , acho que nao entendi muito bem ainda esses procedimentos mas era para todos os apps irem para o cartao ou só esses que baixei e que ainda vou baixar ???
    queria mesmo era colocar os apps do proprio celular
    POR FAVOR ME CORRIJA OK e MUITO OBRIGADO

    ResponderExcluir
  49. Ola Felipe mais uma coisa
    meu smart é o P350 e tambem queria modificar a Kernel para ter todos os recursos do Overclok posso fazer sem problemas ? esta todo original
    versao 2.2.2 kernel 2.6.6.32.9 versao do software lg-p350-v10a
    ja tenho acesso ao root e a custon recovery
    e desculpe pelas perguntas

    ResponderExcluir
  50. Andro:

    Alguns aplicativos vc pode mover(do sistema), veja quais.

    Link2sd => menu => seleção multipla(algins vão aperecer pra vc marcar)=> marque os q vc quer linkar => menu => ações => linkar.

    ResponderExcluir
  51. Andro :

    Kernel, pode.

    Taí => http://www.multiupload.com/O8DMTCBZSI

    É 2.2

    ResponderExcluir
  52. Vlw Felipe , mas nao seu certo
    ele só ficava na tela da LG e nao abria nada só a custon recovery e mode de emergencia
    ae voltei para a original
    me diz oque foi que aconteceu ??
    Vlw

    ResponderExcluir
  53. ahh Felipe antes de eu fazer esse procedimento
    eu tinha feito ( Acesso Root 2.3.3 Gingerbread )

    é só pra voce saber e se teve alguma coisa a ver com o problema que eu tive e tambem qual Kernel devo instalar
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  54. Andro:

    Acho q o problema tá aí, como vc tem 2.2 e faz root do 2.3.

    Mas se deu certo amém, aquela kernel eu peguei num depósito do P500, talvez tenha diferença de kernel para kernel.

    ResponderExcluir
  55. Felipe
    Muito obrigado pelas postagens em esclarecer minhas duvidas

    Me diz vale a pena eu trocar a Fw, a minha ainda é a v10a tenho aqui no pc a v10c e a v10g
    ja refiz o root e recovery
    Muito Obrigado mais uma vez

    ResponderExcluir
  56. Andro:

    Não,só em ultimo caso,sótroquei a minha pq já tinha bugado ela toda.

    Vou te dizer uma coisa, o segredo está na kernel, estenegocio de quadrante ou fps é tudo loucura.

    ResponderExcluir
  57. Ok Felipe
    por enquanto vou esperar sair uma Kernel que valha a pena
    Muito Obrigado

    ResponderExcluir
  58. Esse blog é fantástico, comprei meu P500 agora e fiz tudo por aqui, ele é rooteado, o cartão é particionado. Só não mudei pra uma custom rom ainda porque acho melhor esperar que elas sejam mais desenvolvidas... bom, agora comecei a seguir esse tutorial, mas depois não entendi pra que tantos apps?

    Só o link2sd já faz o necessário, não é? Digo, ele faz o link dos apps que quero mandar pra nova partição, ótimo, sem problemas. Realmente libera espaço interno. E já faz isso até automaticamente quando instalo um novo. Então, pra que o Titanium?

    Ok, o titanium é um ótimo app de backup. Certo. Mas isso é outro capitulo, não é? Qual a real necessidade de usar ele junto com o link2sd nesse processo de mover apps pra partição nova?

    Outras dúvidas:

    1) depois do link2sd, ainda precisarei do App 2 SD?

    2) no link2sd, quando tenho um app na memória interna, por exemplo, o Facebook que veio com a ROM original, qual a diferença entre "Mover para o cartão SD" e "criar link"?

    3) apps "linkados" pelo link2sd ainda poderão ser "backupeados" pelo titanium? ele conseguirá salvar os dados contidos na nova partição? ou eu teria que desfazer o link para fazer backup?

    MUITO GRATO por quem puder responder! ;)

    ResponderExcluir
  59. Felipe Halley (Fortaleza-CE)27 de dezembro de 2011 16:10

    Pedro felipe:

    1ª Eu não desinstalei, gosto dele para ficar sempre regulando minha memoria interna.

    2ª Quando vc cria um link, este link reduz o maximo posssivel o aplicativo, ao q eu me lembro não tem como mover certos aplicativos para a memoria interna, mas sim cria link´s.

    3ª Eu faço meus backup´s numa boa, até os app q estão linkados.

    Sobre o titanium backup, é q o alex achou mais pratico, desinstalar e reinstalar, todos o app para serem linkados automaticamente, melhor do q ficar linkando um por um.

    ResponderExcluir
  60. Grato pela atenção! Bom, depois de um tempinho aqui usando o link2sd, cheguei às seguintes conclusões quanto aos aplicativos na memoria interna:

    Não deixo o "auto link" ligado no link2sd, nem uso o titanium pra fazer uma linkagem em massa, pois prefiro analisar cada caso, de um por um mesmo.

    Aplicativos que trabalham num nivel "mais baixo", fazendo tarefas mais críticas -> deixo como está.

    Aplicativos "originais", ou seja, que vieram na ROM original da LG -> link to sdcard.

    Aplicativos cujos widgets eu utilizo -> link to sdcard.

    Demais aplicativos -> move to sdcard.

    Quanto aos apps que já são movíveis por natureza, uso o App 2 SD pra fazer isso.

    Minha ROM é original da LG. 2.3.3. E essas conclusões são apenas minha opnião. Obtenho uma experiencia melhor com o sistema dessa forma. Mas isso pode variar com cada um.

    Mais uma vez, agradeço a todos os colaboradores! Esse tutorial é OBRIGATÓRIO!

    ResponderExcluir
  61. Uma pergunta, quero trocar o cartão para um de 8GB, posso copiar o conteúdo do cartão original pra ele, e o aparelho vai reconhecer normalmente? Acabei de comprar o meu P500 ;-)

    ResponderExcluir
  62. Felipe Halley (Fortaleza-CE)30 de dezembro de 2011 17:02

    Anonimo:

    Pode.

    Obs: se vc ainda não mudou muita coisa no seu smart, mas se vc já fez algum procedimento e vc quiser me dizer, pra mim te aconselhar a melhor forma, seria malhor.

    ResponderExcluir
  63. Obrigada Felipe! Na verdade eu só atualizei para o 2.3 e instalei um antivirus, e alguns jogos tipo o Angry Birds, Air Penguin, e coloquei algumas músicas ;-)

    ResponderExcluir
  64. Olá Alexande. Seu blog é excelente cara! Parabéns mesmo!
    Estou com algumas dúvidas:

    1 - Mesmo movendo para o SD e Linkando o aplicativo, eles continuam a encher a memória interna.

    2 - Qual a diferença entre Linkar e Mover o aplicativo. Qual é a mais recomendada?

    PS.: O Link2SD está reconhecendo a partição normalmente. Estou utilizando uma Cyanogenmod 7.1.

    ResponderExcluir
  65. Felipe Halley (Fortaleza-CE)8 de janeiro de 2012 16:12

    William:

    1º Sim, enchem a memoria interna, mas com bem menos espaço.

    2º Quandi vc linka, os app ficam bastante pequenos para a memoria interna, tambem vc pode linkar mais app como "twiter e facebook", melhor linkar.

    ResponderExcluir
  66. Olá! Parabéns pelo seu blog.
    Meu P500 vive me deixando nervoso com a "falta de memória". Decidi então particionar e seguir o seu tutorial. Antes disso, tenho dúvidas:
    1-Preciso fazer o backup de todo os apps antes ou sigo o tutorial e faço isso durante, com Titaniu?

    2-Corro o risco de perder minha agenda de telefones?

    3-Se eu nao conseguir fazer o correto, dá para voltar tudo como antes?

    Meu P500:
    Android 2.3.3
    Kernel: 2.6.35.10-perf lg-eletronics@lgcmp12-sp #1
    Software: LG-P500h-V20a

    Obrigado

    ResponderExcluir
  67. Felipe Halley (Fortaleza-CE)14 de janeiro de 2012 09:02

    Mauricio:

    1 Não, mas copie tudo do seu sd para um computador.

    2 Não.

    3 Sim, mas vc tem q deixar um backup no pc.

    ResponderExcluir
  68. Fiz o procedimento desde o ROOT até aqui o TITANIUM Backup. E fiquei satisfeito com o resultado. Mais de Três horas depois desde o começo do processo, consegui reduzir em 60mb da memoria interna. Tudo funcionou certo, só um detalhe, quando se faz o particionamento do microsd, nao foi informado nesse blog que os arquivos eram deletados do cartao de memoria, sorte que eu tinha um backup.
    Concluindo penso que vai valer apena a longo prazo o armazenamento ser no cartao, no entanto da um trabalho desgraçado pra marinheiros de primeira viagem.
    Abraço
    Parabens pelo Blog

    ResponderExcluir
  69. Boa noite Felipe e Alex! Fiz todos os procedimentos corretamente: consegui particionar e linkar conforme seu tutorial.

    Só que após mover todos os Apps que eu baixei para o SD, e os aplicativos de sistema linkado ao cartão SD, ainda assim meu celular está com a memória interna cheia.

    Será que existe alguma forma de limpar o conteúdo da memória interna manualmente?

    Por exemplo, ao meu ver, utilizando o app x-plorer, percebi que existe muitos arquivos que ficam armazenadas na ROM interna e acredito que muita coisa é lixo que ocupa espaço, mas não apago por receio que dê algum bug no meu P500.

    Agradeço.

    ResponderExcluir
  70. Felipe Halley (Fortaleza-CE)18 de janeiro de 2012 16:45

    Ilan:

    Demora um pouco para o smart reconhecer a memoria interna, eu monitoro a memoria interna pelo "apps2", ele indica como está a memoria interna.

    Sobre apagar aplicativos, eu uso o "root xplore" para excluir.

    Eu exclui sem danos, (twiter, facebook, rádio etc), claro q eu não ultilizo nenhum desses app, fica a seu criterio.

    ResponderExcluir
  71. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  72. Quando vou abrir o titanium backup ela fala acesso root: falho oque eu faço por favor me ajuda pq toda hora tenho que desinstalar algo do meu p500 para colocar outro aplicativos não queria fazer isso.

    ResponderExcluir
  73. Felipe Halley ( Fortaleza - CE)5 de fevereiro de 2012 09:14

    Psiu:

    Seu smart já é roteado, se não dê acesso root, aqui ensina, o titanium só funciona com acesso root.

    ResponderExcluir
  74. como particiono um sd 16gb
    galaxy mini s5570b
    gingerbread 2.3.6
    tem um tuto com os formatos corretos das partições e os tamanhos.obrigado.

    ResponderExcluir
  75. Primeiramente gostaria de agradecer aos mantenedores do blog pelo material de alta qualidade, assim como todos aqui eu sofri por falta de espaço e sempre quis amplia-lo mas não via como, vi alguem mencionando em um comentário em um post em que eu participava de que com custom ROMs era possível, pois ai começou o meu problema, tentei voltar para a 2.2.1 e levei umas 2h só pra conseguir fazer o celular voltar a funcionar de novo. Tentei rotear seguindo os procedimentos de vários sites mas nenhum deu certo quando finalmente conheci este site com tutoriais ótimos e bem organizados. Rotiei seguindo os procedimentos daqui, Instalei o Custom Recovery, fiz backup da ROM, fiz partição, cheguei a ext 3 mas a ROM original não conseguiu encherga-la então voltei para ext2, até ai ok, está funcionando e sem problemas, aconselho aos interessados deixar na memória interna as coisas que necessitam de mais velocidade e acesso "constante" Como no meu caso Go Contacts, Go SMS, Go Laucher. Instalei trocentos programas e fiz tudo ficar como eu gostaria, tenho todos os programas que desejo no momento instalados e nenhum problema aparente. Sim até aqui foi um relato de um usuário satisfeito, sei que relatos assim são importantes para incentivar a continuidade de um bom trabalho e por isso acho correto faze-las e não vir aqui só reclamar como muitos fazem.

    Agora após todo o elogio me surgiu uma simples pergunta, que se não agora em algum momento povoará as mentes dos usuários de SDs particionados. Como eu sei o espaço livre que ainda tenho na partição do SD que não posso ver? Se puderem dizer um app ou um procedimento ficarei grato!

    ResponderExcluir
  76. Felipe halley. ( Fortaleza, CE )13 de fevereiro de 2012 13:10

    Edmilson jrk:

    Abra o Link2sd => menu(botão) => Informações de armazenamento ( storgeinfo)

    Galaxy:

    Aqui ensina, an guia lateral

    ResponderExcluir
  77. Por favor
    Queria comprar um cartão sd de 8g ou mais, mas não queria perder nada do meu sd de 2g de fábrica, pois está tudo lá: contatos, apps e etc...
    Basta que eu copie e cole via pc de um sd card para o outro que funfa????
    ou há algum procedimento diferente???

    Grato! Abs.

    ResponderExcluir
  78. Felipe Halley ( Fortaleza - CE)17 de fevereiro de 2012 16:58

    Daniel:

    Sim, basta copiar.

    ResponderExcluir
  79. tem como transeferir as coisas pro sd card sem esses programas, direto pelo celular, rapidinho?

    Obg! Abçs Renan

    ResponderExcluir
  80. Felipe Halley ( Fortaleza - CE)22 de fevereiro de 2012 16:34

    Renato:

    Sim só plugar o cabo de dados.

    ResponderExcluir
  81. Nos fóruns do XDA Developers, acabei achando o post original do desenvolvedor do Link2SD, pra quem estiver interessado numa leitura mais técnica (bem técnica) fica a dica:

    http://forum.xda-developers.com/showthread.php?t=919326

    Aliás, esse cara tá de parabéns, ele criou simplesmente o MELHOR app que nós, donos de androids com pouca memória interna poderiamos querer! sério, tenho muito mais de 100 apps instalados, se não fosse o Link2SD com certeza eu odiaria muito meu Optimus One!

    Então, aqui está a página do Link2SD, tem um FAQ que vocês deveriam dar uma lida, quase todas minhas dúvidas foram respondidas aí:

    http://www.link2sd.info/faq

    ResponderExcluir
  82. Mas, como eu sei que muitos não vão ler ;)

    Deixa eu adiantar uma coisa aqui:

    MOVER apps pro cartão SD (usando o Move2SD ou o próprio gerenciador de aplicativos, ou mesmo usando o "force move" do Link2SD) apenas move os arquivos APK. Os arquivos DEX, os arquivos LIB e os arquivos de cache e dados ainda ficam na memória interna. É por isso que por mais que você mova seus apps para o SD, ainda assim a memoria interna continua enchendo! Os arquivos DEX nem sempre são pequenos. Aliás, na maioria das vezes são bastante consideráveis, e até maiores que os arquivos APK.

    Então, o melhor é sempre LINKAR as apps. Mesmo que as que possam ser nativamente movidas.

    Eu antes não sabia disso, e sempre tentava mover pro SD todas as aplicações que eu baixava. Só linkava aquelas que possuiam widgets. Resultado: mesmo tendo menos de 10 apps na memória interna, ainda assim ela está cheia! Então, agora comecei a linkar as apps: os APKs, DEXs e LIBs. Estou fazendo de uma por uma, porque gosto de saber exatamente o que está sendo feito, e já percebo muitos megas sendo liberados. Mas, se quiserem, vocês podem fazer tudo de uma vez só...

    Bem, uma dúvida minha ainda persiste, e ainda não achei a resposta em canto nenhum: a performance muda alguma coisa? Pela lógica, deve mudar sim. Visto que os arquivos terão que ser acessados no cartão, então, deve ficar mais lento de alguma forma, assim eu imagino. Agora, o quanto? É um lento que chega a ser perceptível? Pois é, isso eu não sei. Então, por enquanto vou apenas tratar de liberar bastante espaço interno. E com o tempo, com o uso, CASO eu perceba que alguma app que uso com mais frequência ficou mais lenta ou com algum comportamento estranho, aí sim, moverei de volta pra memória interna.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. huummmm, agora entendi Pedro Felipe, faz sentido ficar cheia uma memória com os dados das app’s, se salvo o aplicativo em outro lugar, ainda assim ele irá precisar dos dados para o start. Que droga, vou ter que fazer esta gambiarra no meu p500

      Excluir
  83. Em tempo, lendo mais o XDA-Developers, vi um relato de um cara dizendo que usou umas ferramentas de benchmark e constatou que as apps linkadas no SDcard ficaram foi mais rápidas! MAS, ele usou em conjunto uma app que melhorava a performance de leitura e escrita do SDcard. Não sei o nome... mas, fica a dica...

    ResponderExcluir
  84. boa noite tenho um arc s ja rotei kero apagar algo na memoria interna mas nao sei oke vou apagar alguem ai sebe oke posso apagar os app ja esta tudo no cartao espero a resposta ansioso

    ResponderExcluir
  85. Bom dia,

    Realizei os procedimentos de mover os aplicativos para o SDcard mas ocorreu um problema: minha tela não trava mais.

    Tipo, o botão power não está travando a tela para que apareça o "deslize e desbloqueie".

    Isso é ruim porque coloco o telefone no bolso e daí já viu né.

    Você pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  86. olá fui tentar fazer no meu Optimus 698 e acho q resetei. apaguei todos os meus arquivos. =´[ tem como reverter???

    ResponderExcluir
  87. esse video me ajudou!!

    http://www.youtube.com/watch?v=HdJEuVUzOcU&feature=fvwrel

    ResponderExcluir
  88. Vc esta de PARABENS... ótimos tutoriais, ótimas dicas... estou ficando expert no meu p500h, VLW!

    ResponderExcluir
  89. Felipe Halley ( Fortaleza; CE)10 de julho de 2012 20:39

    Pedroka:

    Eu apago : twiter; face; email ; gmail ; tudo da operadora ;

    ResponderExcluir
  90. Eu tô tentando instalar "Link2sd e
    Titanium Backup" mais continuar sem memoria interna e eu já apaguei todos os arquivos do meu celular ele tá vazio, mais continua sem espaço, não sei mais o que fazer

    ResponderExcluir
  91. Este tuto pode ser usado no celular Samsung Galaxy Y Duos s6102?

    ResponderExcluir
  92. Vlw cara esse tudo me ajudou muito com me Samsung Galaxy 5.

    ResponderExcluir
  93. Oi... boa tarde..

    Eu instalei o titanium e quando abre da uma mensagem de erro dizendo que ele nao vai funcionar corretamente.

    e onde fica o root fica um X vermelho na frente.

    o que faço?

    ResponderExcluir
  94. bom dia tenho um problema no meu LG p500 vou vendelo e nao consigo limpar tres nomes da lista de contatos tirei o cartao com fotos e nao quer limpar estes nomes gostaria de uma dica como fazer obrigado

    ResponderExcluir
  95. boa noi companheiro eu fis todo o procedimento porem quando dividi o cartao de memoria com o link 2sd ele pediu para reiniciar o motorola titanium eu fiz isso agora ele so reinicia nao liga mais o que devo fazer?

    ResponderExcluir
  96. Eu tenho um cartao SD de 2 GB e fiz a partição e ficou com 1 GB, e agora a memoria do cartão esta cheia. Oq pode se fazer? e a outra parte do cartao nao se usa mais?

    ResponderExcluir
  97. SEM O ROOT NÃO DÁ PRA FAZER NADA DISSO. E ATÉ AGORA NINGUÉM EXPLICA COMO SE FAZ...

    ResponderExcluir
  98. Ola !
    boa tarde !
    Da pra fazer no Lg Optimus L5 ??

    ResponderExcluir
  99. o programa diz que não tem acesso ao root permitido... como eu faço essa permissão?!?!

    ResponderExcluir
  100. Francisco Vinícius26 de novembro de 2012 13:34

    Boa noite...Queria saber como faço para enviar arquivos do Meu Optimus L5 para dentro do cartão de memória sem apagar o conteúdo salvo.Desde já agradeço

    ResponderExcluir
  101. O meu L5 diz q não tem espaço qdo tento mover. Acredito q ele não esteja tentando mover pro cartão.

    ResponderExcluir
  102. Oi! Eu já consegui fazer todo esse processo do root e do LinkSD, já está ok minha memória interna. Mas eu notei que mesmo criando uma segunda partição no cartão SD, ela não foi montada. Logo, o objetivo de otimizar a memória e, principalmente, o desempenho do celular não está sendo alcançado, uma vez que continuam indo para primeira partição, enquanto a segunda permanece intacta e sem consumir a sua memória. Como faço pra mover os aplicativos da primeira para a segunda divisão do cartão? Obrigada!

    ResponderExcluir
  103. Amigo,
    Tenho um LG L5 E615F, é o mesmo procedimento?
    Ele utiliza o android 4.0

    ResponderExcluir
  104. como faço pra recuperar um aplicativo removido por acidente

    ResponderExcluir
  105. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  106. eu excluir meu gmail e agora não posso instalar pq da um erro dizendo q ta duplicando sendo que ele não aparece mais em lugar nem um

    ResponderExcluir
  107. eu nao consigo estalar, por diz que meu celular nao tem acesso root, como eu faço para ter acesso ? ja tentei estalar o z4root mais nao consigo :(

    ResponderExcluir
  108. Estou na rom oficial do p500 (2.3.3), não consigo usar o Ungaze Data2SD. Alguma outra alternativa que aumente a memória interna?

    ResponderExcluir
  109. o gps do meu l5 sumiu como posso recuperalo

    ResponderExcluir
  110. cara estou sem memoria interna e sem memoria ROM ja joguei todos os aplicativos para o cartão de memoria como diz no tutorial abriu um pouco de espaço na memoria interna, o q devo fazer para abrir mais espaço nessas duas memorias???
    grato.

    ResponderExcluir
  111. ola eu consegui fazer tudo direito mas a memoria interna continua quase cheia e a memoria ROM esta cheia o que devo fazer???

    ResponderExcluir
  112. Boa tarde amigo!! Me ajude urgente!! Segui os passos do root, instalei a custom recovery, e particionei o cartão de 8gb, mais como sei que deu certo, o particionamento, onde vejo as partições criadas e os respectivos espaços.
    Outra coisa, a partição de 1gb que criei é automaticamente como se fosse espaço interno do lg p500, então posso instalar e mover para a memoria interna sem problemas, ou tem apps que não podem ser movidos pois podem dar problemas, como saber quais apps posso mover e quais não posso!! Aguardo urgente sua ajuda!! ou de alguém!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Flávio,
      Não é possível aumentar a memória interna, criando a partição, você está apenas separando um espaço para salvar os aplicativos.
      Utilizando o app Link2sd (dá para baixar pelo Google Play Store), pressionando o botão de menu do celular (localizado ao lado esquerdo do botão Home), escolhendo a opção "Informações de Armazenamento". Lá aparecerá a partição criada e detalhes de uso da memória.
      Passe para o cartão de memória apenas aplicativos que estejam disponíveis no Google Play Store (não mova teclado, agenda, Google Play Store, etc. do contrário você terá problemas com as funções do aparelho).
      Qualquer dúvida, basta chamar.
      Abraço!

      Excluir

Se você tem duvidas, certifique-se de que procurou bem as respostas antes de postá-las nesse espaço. Algumas são respondidas nos tutoriais desse Blog, outras com pesquisas simples no Google. Nesses casos, eu simplesmente irei "ignorá-las".