Calibrando a Bateria no LG Optimus One

Para que fazer calibragem de bateria no meu smartphone ?

O processo de calibragem de bateria, ao contrário do que possa sugerir, não "aumenta" o desempenho de sua bateria e nem a sua vida útil, então, para que raios precisamos dele?
Simples: o sistema Android tem um medidor virtual de nível da bateria. O desgate da bateria e o comportamento do sistema são baseados nas informações desse medidor e não no consumo  real da bateria. Em alguns casos, principalmente em trocas de Kernel, Custom Rom e alguns Mods, esse medidor é "confundido" pois o consumo já não é mais baseado nas informações que ele utilizava. Ele continua trabalhando após a troca de configuração marcando o consumo como se estivesse com a kernel ou Rom antiga, mas o consumo da bateria pode ser maior ou menor na nova configuração. É o que podemos chamar de "medidor descalibrado".

Existe um "limite" mínimo para que as funções do Android continem funcionando normalmente, e, caso ele seja atingido, o sistema simplesmente "desliga". Mas, se seu medidor estiver "descalibrado" e marcando menos do que realmente a bateria possui, seu aparelho pode desligar "antes da hora". O mesmo ocorre no inverso: o sistema pode deixar de carregar a bateria caso o medidor esteja marcando o limite máximo, e, se ele estiver errado, talvez pare de carregar antes da hora. Lembre-se, o sistema se baseia no medidor: ele não faz uma analise real da bateria.

Como resolver?

Após a instalação de uma nova configuração, principalmente kernels, Custom Roms e Mods, é necessário re-orientar o medidor do aparelho para que ele comece do zero, para isso é necessário recalibra-lo. Existe um arquivo de sistema do Android chamado "batterystats.bin". O processo consiste em "apagar" esse arquivo. O Android imediatamente o criará de novo, mas sempre que ele é criado, as informações partem do pre-suposto de que a bateria está totalmente carregada.

Calibrando a Bateria (ou medidor)

Existem basicamente duas maneiras para fazer isso:

Através da Custom Recovery:

Não é minha intenção explicar o que é uma Custom Recovery e nem o funcionamento da dita-cuja, portanto, caso você não saiba nada sobre esse "trem", CLIQUE AQUI

1° - Carregue totalmente sua bateria e faça o procedimento imediatamente após desligar do carregador, quanto mais rápido melhor.

2° - Ligue o aparelho em modo Recovery: Com o aparelho desligado, aperte e segure os botões "VOLUME MENOS + HOME + LIGAR" do P500. Ou, se você tiver, com o aparelho ligado abra o Terminal Emulator e digite os comandos dando enter no final de cada linha:

su
reboot recovery


3° -  Selecione "wipe" no menu da Recovery apertando o botão "menu" do P500 sobre ele

4° - Selecione "wipe battery stats" e confirme com o botão "menu".

5° - Volte e selecione "Reboot System Now" para o P500 reiniciar.

Prontinho, agora um detalhe fundamental:
Você não pode carregar sua bateria de maneira alguma até o P500 desligar por falta de energia. Isso mesmo: é pra deixar o nível chegar a zero e o aparelho desligar. Isso inclui "não conectá-lo" a algum dispositivo através de cabo USB. Caso queira, você pode perfeitamente forçar a carga para "zero" mais rapidamente ligando tudo no aparelho, como brilho no máximo, ativar wi-fi, bluetooth, GPS, vinculo wi-fi (hotspot), jogando e deixando os jogos abertos, etc., desde que não carregue ou plugue o cabo USB até desligar.

Após desligar o aparelho sua bateria estará calibrada corretamente e trabalhará com as informações corretas da nova configuração. Pode recarrega-la novamente e voltar a usar o aparelho normalmente.

Através do programa "Battery Calibration"

Esse sistema é mais simples, mas faz exatamente a mesma coisa: apaga o arquivo de sistema "batterystats.bin".

1° Baixe o aplicativo "Battery Calibration" no Market. Se preferir, pode fazê-lo clicando aqui

2° - Abra o aplicativo: note se estão marcadas as opções "wait to 100%" e "Beep if charged to 100%"

3° - Carregue totalmente sua bateria e faça o procedimento imediatamente após desligar do carregador, quanto mais rápido melhor. Caso o programa "Battery Calibration" esteja ativo durante a recarga ele dará um sinal sonoro quando o status da bateria chegar a 100%.

4° - Estando certificado de que o marcador está realmente indicando 100% (no próprio aplicativo) retire o cabo do carregador, caso tenha carregado antes de executar o aplicativo, sem problemas, apenas vá para a etapa seguinte.

5° - Toque em "Battery Calibration".

6° - Pode fechar o aplicativo.

Prontinho, agora um detalhe fundamental:
Voce não pode carregar sua bateria de maneira alguma até o P500 desligar por falta de energia. Isso mesmo: é pra deixar o nivel chegar a zero e o aparelho desligar. Isso inclui "não conectá-lo" a algum dispositivo através de cabo USB. Caso queira, você pode perfeitamente forçar a carga para "zero" mais rapidamente ligando tudo no aparelho, como brilho no máximo, ativar wi-fi, bluetooth, GPS, vinculo wi-fi (hotspot), jogando e deixando os jogos abertos, etc., desde que não carregue ou plugue o cabo USB até desligar.

Após desligar o aparelho sua bateria estará calibrada corretamente e trabalhará com as informações corretas da nova configuração. Pode recarrega-la novamente e voltar a usar o aparelho normalmente.

35 comentários:

  1. Depois do procedimento posso remover o app?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, é possivel remover o app, pois ele só vai deletar um arquivo do sistema, assim tornando ele legitimo ao tanto real q ah de bateria

      Excluir
    2. Estou vendendo caso queira ter mais duas baterias reservas!
      http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-469122857-2-baterias-de-celular-lg-p500-optimus-one-_JM

      Excluir
  2. Eu comprei duas baterias extras + carregador de parede por 11 dolares no eBay. Já que a medição é pelo histórico da bateria, e não pela carga real. Será que vai me causar algum problema, se eu alternar o uso entre as 3 baterias que tenho?

    ResponderExcluir
  3. Fabiano Torres

    Sim, pode

    Guigo

    Desde que não troque a kernel, instale uma Custom Rom ou um Mod, não precisa recalibrar o medidor, pode alternar entre as baterias.

    ResponderExcluir
  4. Tem algum Kernel pro Gingerbread 2.3.3 que tu recomenda?
    O meu p500, msmo dps de atualizado pro GGB ainda tá com o bug do touch x_x Como resolvo isso?

    ResponderExcluir
  5. Uma dica para quem quer baterias, é comprar no eBay. o meu chegou em 2 semanas. Tem que ter conta no Paypal. está por menos de 10 dolares, com frete grátis. E no mercado livre está por mais de 60,00+frete.
    Vem carregador de tomada+ 2 baterias.
    Estou usando à 1 mês, e não vejo diferença em relação ao desempenho da bateria original.

    http://shop.ebay.com/i.html?_from=R40&_trksid=m570.l2736&_nkw=2+1500mAh+Battery+%2B+Wall+Charger+Fo+LG+Optimus+One+P500

    ResponderExcluir
  6. Uma duvida. Para a segunda opção de calibragem é preciso ter root,Custom Recovery. etc

    ResponderExcluir
  7. anônimo

    É preciso ter root, não recovery

    ResponderExcluir
  8. pq no cxustom recovery, sempre aparece: E:/ Bad boot message ???

    como resolver isso?

    ResponderExcluir
  9. Anonimo

    É um pequeno bug de todas as custom recoverys. Fique tranqulo, perfeitamente normal.

    ResponderExcluir
  10. Se eu fizer esse procedimento e logo após fizer um nand backup eu vou precisar recalibrar caso queria fazer um restore ?

    ResponderExcluir
  11. Nossa, o bixo descarregou tanto que ta nem aguentando ligar sem dar uma carga...

    ResponderExcluir
  12. Fiquei na duvida, mesmo que eu faça a calibragem por meio do aplicativo do market eu preciso ter feito root no celular?

    ResponderExcluir
  13. Pra usar o aplicativo do market tem que ter root sim.

    Pena que ninguem avisou, mas fiz o procedimento do vol down+home+power e o aparelho entrou direto no recover nem me deu opção se eu queria ou nao...perdi todos os dados pessoais do aparelho...
    O meu é 2.3.3 original.

    A bateria vai continuar descalibrada por um bom tempo...

    ResponderExcluir
  14. Pessoal, alguém experimentou uma considerável (e ponha considerável nisso!) queda na performance da bateria após atualizar para o 2.3.3 disponibilizado pela LG? Por favor, se alguém sofreu com isso, relate, pois não encontro quase nada sobre isso pesquisando na net. Lembrando que o celular é novo e, em princípio, não pretendo fazer qualquer coisa que mande a garantia pro espaço.

    ResponderExcluir
  15. Ontem fiz a atualização para o 2.3.3 pelo site da LG e com certeza minha bateria está acabando em muito pouco tempo.
    Com o procedimento do programa Battery Calibration é possível resolver esse problema?

    ResponderExcluir
  16. O meu depois que virou 2.3.3 a bateria tá redendo bem menos, porisso que postei 2 msgs acima sobre a calibragem da bateria.

    O pior de tudo é que depois da restauração a bateria está durando 1 dia (porisso creio eu q seja falta de calibração).

    Mas depois do Gbread, o celular ficou mais "macio" tipo os menus agarram bem menos do que no Froyo.

    Meu cell já ficou 8 dias sem abastecer!(obviamente somente voz; sem usá-lo pra navegar ou escutar musicas)

    Infelizmente essa marca só consegui uma vez com o Froyo, mesmo assim antes de mudar pro gbread, não conseguia mais tal marca)

    ResponderExcluir
  17. Eu tentei realizar a calibragem da bateria mas o aplicativo manda eu fazer o "root" do meu aparelho antes. Alguem pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  18. Pessoal, tenho o mesmo problema. Minha bateria parece ter diminuído muito sua "capacidade", ou talvez esteja descalibrada. Procurando por possíveis causas do consumo maior da bateria, lá em "uso da bateria", em configurações,o "modo de espera celular" está sempre em torno de 47% e "telefone inativo" sempre em aproximadammente 40%, enquanto que "wi-fi" e "tela" em 7% a 10%, geralmente. Gostaria de saber se isto é normal. Acontece com vcs também?
    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Pedro:

    A minha configuração está igual, com muito consumo em espera ou inativo. Não lembro como isso aparecia antes da atualização.

    ResponderExcluir
  20. como faço para ter root ? nao ta dando pra executa o aplicativo.. da a seguinte mensagem:
    calibrafion failed! make sure your device is rooted!
    como resolvo isso??

    ResponderExcluir
  21. Cara, o alexandre ñ responde perguntas como essa !

    1 - nos comentários já falaram que precisa de root para usar o aplicativo.

    2 - tem tutorial aqui mesmo, de como fazer root no girgerbread e froyo. ;P

    ResponderExcluir
  22. pois é anônimo... só que dão dá para fazer (ainda) root na atualização oficial da LG....

    minha bateria também não dura naaaaada!

    ResponderExcluir
  23. Fiz todo o procedimento e ocorreu tudo certo. Só que por enquanto não encontrei diferença na duração da bateria. Talvez seja porque não tenho instalado muito coisa nele.

    LG P500 - 2.2.2

    ResponderExcluir
  24. Bom dia. Fiz exatamente o que foi orientado por você Alexandre, porém, quando conectei para recarregar, apareceu uma janela da lg para atuazilar o celular. Quando reiniciei não tinha mais o acesso root e a kernel foi alterada para a original. O que aconteceu? Grato

    ResponderExcluir
  25. fiz o segundo procedimento com o apk, e agora ele fica só reniciando direto...
    alguém já aconteceu isso?

    ResponderExcluir
  26. oque faço para a bateria durar mais pois o meu cel ta com a versao 2.3.3 e nao ta durando um dia queria algo para melhorar o desempenho da bateria marciogatuny@hotmail.com

    ResponderExcluir
  27. Quando Clico Pra Calibrar a Bateria Da Uma Mensagem De Falha ... o Que Pode Ser ? LG P500

    ResponderExcluir
  28. Atualizei pra gingerbread e depois que atualizei, a bateria dura duas vezes menos que antes (já era pouco). Aí fiz o root, tudo como no tutorial (que na verdade só fiz pra poder calibrar a bateria), e quando coloco pra calibrar fala que meu celular não tem o root. Como resolver isso ?

    ResponderExcluir
  29. n consegui baixei battery calibration esperei carregar 100% e apertei o botao apareceu a msg: calibrafion failed make sure your device is rooted oq fazer ?

    ResponderExcluir
  30. Estou com problemas com minha bateria, de uma hora pra outra ela não carrega mais até 100% (e mesmo assim leva horas pra chegar em 80%), o que posso fazer pra solucionar isso? Tem só 3 meses de uso! Agradeço qualquer ajuda.

    ResponderExcluir
  31. Complementando, o celular tem root...

    ResponderExcluir
  32. Se tem root baixe o batery calibration e execute-o assim que terminar de carregar a bateria, depois deixe descarregar completamente até o cel se desligar, e, pronto, está calibrada.

    ResponderExcluir
  33. eu to com a cm7 ja umas 3 semanas so que depois de instalar o shell 3d a miha bateria nao pega mais carga, ele reconhece o coba mas nao pega carga, que eu faco? socorro....

    ResponderExcluir

Se você tem duvidas, certifique-se de que procurou bem as respostas antes de postá-las nesse espaço. Algumas são respondidas nos tutoriais desse Blog, outras com pesquisas simples no Google. Nesses casos, eu simplesmente irei "ignorá-las".